PILATES

Pilates é uma forma de exercício que se concentra no fortalecimento do corpo, com ênfase na força do core. Isso ajuda a melhorar a aptidão física geral e o bem-estar geral

Semelhante ao Yoga, o Pilates concentra-se na postura, equilíbrio e flexibilidade. No Pilates, a probabilidade de lesões é muito menor do que em outras formas de exercício mais rigorosas. O Pilates também se concentra na ligação entre a mente e o corpo. Enquanto faz as várias exercícios, a sua mente precisa estar constantemente consciente da sua respiração e da forma como o seu corpo se move. Esta forma de exercício foi desenvolvida por Joseph Pilates na Alemanha, onde ele era carpinteiro e ginasta. Ele inventou o Pilates como um programa de exercícios para bailarinos e soldados feridos enquanto vivia no Reino Unido. Joseph Pilates acreditava que a saúde física e mental estavam intimamente ligadas. Na década de 1920, ele imigrou para os EUA e abriu um estúdio de Pilates em Nova Iorque. Inicialmente, essa forma de exercício era chamada de Contrologia.

Clique na imagem para ver o video

Pode qualquer pessoa fazer Pilates?

Porque o Pilates pode ser adaptado para proporcionar um programa suave de fortalecimento muscular ou um treino desafiador, a maioria das pessoas não teria problemas com esta forma de exercício. É adequado tanto para iniciantes como para pessoas que já fazem exercício regularmente.

Se é um principiante, pode começar com exercícios básicos e, depois de dominá-los, pode trabalhar nos movimentos mais avançados. É uma boa ideia quando está a começar no Pilates frequentar aulas de exercícios de Pilates ou ter um instrutor particular. Desta forma, o instrutor pode garantir que está a fazer os exercícios corretamente para evitar lesões.

É recomendado consultar o seu profissional de saúde se não faz exercício há algum tempo, é mais velho ou está grávida, ou tem problemas de saúde.

O Pilates pode não ser recomendado se tiver as seguintes condições:

  • Pressão arterial instável
  • Hérnia de disco
  • Osteoporose grave
  • Risco de coágulos sanguíneos

Quais benefícios para a saúde podem ser obtidos com o Pilates?

Ao considerar o que é o Pilates, a maior razão pela qual as pessoas perguntam sobre este exercício é porque querem saber quais são os benefícios para a saúde. Como o Pilates se concentra na força do core, postura e flexibilidade, os benefícios para a saúde incluem:

Boa postura - O Pilates ensinará a manter uma boa postura. Os exercícios exigem que o seu corpo esteja sempre alinhado. Isso é especialmente benéfico se sofrer de dor lombar.

Tonicidade muscular - Os exercícios envolvem o uso de músculos que pode não usar no dia a dia. Após a dor inicial, vai perceber que os seus músculos estarão muito mais tonificados. Isso é especialmente bom para pessoas mais velhas e aquelas que têm uma vida diária geralmente sedentária, já que a tonicidade muscular costuma ser perdida com a idade e a inatividade. 

Abdómen plano - Porque o Pilates se concentra no fortalecimento do seu core, que inclui os músculos abdominais, vai descobrir que um dos benefícios do Pilates é ter um estômago plano. 

Flexibilidade - À medida que envelhecemos, tendemos a perder a flexibilidade que tínhamos quando éramos jovens. O Pilates irá restaurar a sua flexibilidade, suavemente no início, claro. No entanto, após algum tempo, ficará surpreendido com o quanto o seu corpo se tornou mais flexível. Isso é especialmente importante para evitar lesões por quedas. 

Melhora o equilíbrio - Através da ligação mente-corpo ensinada no Pilates, ficará muito mais consciente de como o seu corpo se move e se comporta. Portanto, o Pilates não só melhora o equilíbrio físico através da postura correta, mas também restaura o equilíbrio mente-corpo.

Reduz o stress - Ao fazer os exercícios, ficará totalmente envolvido e não conseguirá pensar em todas as responsabilidades que o preocupam no dia a dia. Estará mais focado na sua respiração e nos movimentos que está a fazer com o seu corpo. Esta é uma excelente forma de aliviar o stress. 

Proporciona uma sensação geral de bem-estar - Porque o Pilates se concentra em equilibrar a sua mente e corpo, dá-lhe uma sensação geral de bem-estar.

O Pilates ajudará na perda de peso?

Como o Pilates é uma forma de exercício para fortalecimento muscular, pode ajudar a tonificar e definir áreas específicas do seu corpo, especialmente o estômago, pernas e glúteos. As aulas podem ser adaptadas para oferecer um programa suave de exercícios para fortalecimento do core, flexibilidade e equilíbrio ou um treino completo para um programa de exercícios mais rigoroso.

No entanto, tenha em mente que o Pilates não é classificado como um exercício aeróbico. Portanto, para uma perda de peso eficaz, deve combinar os exercícios de Pilates com uma dieta saudável e alguma atividade aeróbica regular, como caminhada, natação ou ciclismo.

Em que áreas do corpo o Pilates atua?

O Pilates trabalha principalmente no seu core, que inclui a área abdominal e a coluna vertebral. É por isso que o Pilates pode ser extremamente benéfico para pessoas que sofrem de dor lombar.

Outras áreas do corpo que são fortalecidas e tonificadas através do Pilates incluem as pernas, especialmente as coxas superiores, e os glúteos. O Pilates também tem sido útil para pessoas que sofrem de artrite, pois ajuda a manter as articulações flexíveis. Como o Pilates fortalece os músculos da coxa, isso pode ser particularmente útil na prevenção de artrite e lesões no joelho.